Política de privacidade

1. INTRODUÇÃO

A Política de Privacidade da Santa Clara tem por finalidade demonstrar o compromisso da nossa empresa com a privacidade e a proteção dos seus dados, além de estabelecer as regras sobre o tratamento dos seus dados pessoais, dentro do escopo das funcionalidades do nosso website e de acordo com as leis em vigor, com transparência e clareza junto a você e ao mercado em geral.

Para navegação e utilização geral de nosso site, não é necessário que você se identifique, contudo, para algumas funcionalidades e serviços disponíveis em nosso site, como por exemplo “Fale conosco” ou “Trabalhe conosco”, é necessário que o você forneça alguns dados pessoais. Sendo assim, ao acessar nosso website para funcionalidades como essas, você deve ler essa Política, conferindo sua livre e  expressa concordância com seus termos.

Se após a leitura desta Política, você ainda tiver dúvidas, fique à vontade para entrar em contato conosco via Portal de Privacidade ou em contato direto do nosso Encarregado de Dados (Data Protection Officer) pelo e-mail e-mail: dpo@santaclarasa.com.br, que  consta no item 8 desta política. 

2. DADOS UTILIZADOS PELA SANTA CLARA

Nos termos dessa Política de Privacidade, o tratamento de dados pessoais  significa qualquer operação realizada com os dados fornecidos, incluindo, mas não se limitando a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, 
distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.

COMO COLETAMOS SEUS DADOS

Podemos coletar os seguintes dados pessoais:

Dados Cadastrais

O que coletamos?

Para que coletamos?

Nome completo;

CPF;

RG;

E-mail;

Data de nascimento;

Sexo;

Endereço;

Estado Civil;

Telefones para contato;

(i) Identificar você;

(ii) Cumprir as obrigações decorrentes do uso dos nossos serviços;

(iii) Ampliar nosso relacionamento, informar você sobre novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos que consideramos relevantes para você;

(iv) Enriquecer sua experiência conosco e promover nossos produtos e serviços;

(v) Atendimento aos clientes;

(vi) Processo de recrutamento e seleção para as nossas vagas;

(vii) Cumprir obrigações legais ou regulatórias às quais estamos

submetidos; e

(viii) Exercer a defesa em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.

O que coletamos?

Nome completo;

CPF;

RG;

E-mail;

Data de nascimento;

Sexo;

Endereço;

Estado Civil;

Telefones para contato;

Para que coletamos?

(i) Identificar você;

(ii) Cumprir as obrigações decorrentes do uso dos nossos serviços;

(iii) Ampliar nosso relacionamento, informar você sobre novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos que consideramos relevantes para você;

(iv) Enriquecer sua experiência conosco e promover nossos produtos e serviços;

(v) Atendimento aos clientes;

(vi) Processo de recrutamento e seleção para as nossas vagas;

(vii) Cumprir obrigações legais ou regulatórias às quais estamos

submetidos; e

(viii) Exercer a defesa em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.

Existem dados que podemos coletar automaticamente, isso ocorre quando você utiliza nosso website:

Dados de Identificação Digital

O que coletamos?

Para que coletamos?

Cookies Analíticos

Coletam dados de maneira anônima, garantindo a privacidade do usuário e são utilizados para a compreensão do volume de tráfego de usuário nos sites, plataformas e aplicativos, bem como perfil de 
navegação, geração de relatórios gerenciais, como forma de proporcionar uma melhor experiência ao usuário.

Cookies de Terceiros

O nosso site utiliza Cookies de terceiros (Google Analytics e Tag Manager), que são utilizados para mapear o comportamento do usuário em nossas plataformas. Não há qualquer armazenamento 
de dado pessoal do usuário, ou seja, o histórico de comportamento é realizado pela análise de dados de usuários anônimos, obedecendo às normas de proteção da privacidade.

O que coletamos?

Cookies Analíticos

Cookies de Terceiros

Para que coletamos?

Coletam dados de maneira anônima, garantindo a privacidade do usuário e são utilizados para a compreensão do volume de tráfego de usuário nos sites, plataformas e aplicativos, bem como perfil de 
navegação, geração de relatórios gerenciais, como forma de proporcionar uma melhor experiência ao usuário.

O nosso site utiliza Cookies de terceiros (Google Analytics e Tag Manager), que são utilizados para mapear o comportamento do usuário em nossas plataformas. Não há qualquer armazenamento 
de dado pessoal do usuário, ou seja, o histórico de comportamento é realizado pela análise de dados de usuários anônimos, obedecendo às normas de proteção da privacidade.

3. GERENCIAMENTO DE COLETA DE DADOS E ARMAZENAMENTO DE DADOS PESSOAIS

Como mencionamos acima, durante a navegação em nosso site, dados e informações de utilização podem ser coletadas de maneira automática. Para que você tenha ciência de nossos serviços de armazenamento e cookies, descrevemos as principais informações sobre os tipos de coleta de dados, serviços de armazenamento e cookies, quando do acesso e uso de nosso site. Veja:

Informações sobre o acesso:

Automaticamente são coletadas informações sobre o sistema ou dispositivo utilizado por você para o acesso em nosso site, seja através do IP desse dispositivo, ou, informações de localização geográficas.

Uso de Cookies:

Cookies são pequenos textos, ou arquivos utilizados para melhorar o funcionamento de um site. O uso de Cookies oferece uma experiência personalizada e também fornecem informações sobre os usuários que visitaram aquele site. Conheça os Cookies que utilizamos:

  • Cookies essenciais: São aqueles necessários para o funcionamento do site.
  • Cookies de desempenho: São aqueles que coletam informações sobre como os visitantes usam o serviço. Servem para melhorar o modo como o site é utilizado.
  • Cookies funcionais: São aqueles que memorizam informações e escolhas feitas pelo usuário, como por exemplo, o nome de usuário, idioma e região em que a pessoa se encontre.
  • Cookies de publicidade: São aqueles que combinados com informações do navegador e ID exclusivo do usuário, serão utilizados para fins de publicidade direcionada.

Navegação anônima:

Quando você navega de forma anônima, o gerenciamento de cookies termina pelo simples fechamento da página. Para isso, basta acessar nosso site pelo “modo de navegação anônima”, no seu navegador de preferência.

Dicas:

Para os Cookies persistentes, seu gerenciamento acaba quando excluímos o histórico de navegação e selecionamos a opção “Limpar dados de Cookies”.

É de sua responsabilidade configurar o seu navegador de Internet caso deseje bloqueá-los. Nessa hipótese, algumas funcionalidades que oferecemos podem ser limitadas.

4. COMO ARMAZENAMOS SEUS DADOS PESSOAIS E O REGISTRO DAS ATIVIDADES

Os Dados Pessoais coletados e o registro de atividades são armazenados em ambiente seguro e controlado, primando pela total segurança de sua privacidade.

Os Dados coletados são armazenados em nossos servidores localizados no Brasil, bem como em ambiente de uso de recursos ou servidores na nuvem (cloud computing), o que pode exigir uma transferência e/ou processamento desses Dados fora do Brasil.

Com relação ao armazenamento de dados, o seu prazo de retenção ocorrerá conforme a tabela abaixo:

Prazo de retenção

Base legal para retenção

Dados cadastrais

5 (cinco) anos do fim da relação

Art. 12 e 34 do Código de Defesa do Consumidor

Dados de Identificação Digital

6 meses

Art. 15 do Marco Civil da Internet

Demais dados

Na duração da relação, enquanto não for requerido a sua alteração ou descarte

Art. 9º, III da LGPD

Prazo de retenção

Dados cadastrais

5 (cinco) anos do fim da relação

Dados de Identificação Digital

6 meses

Demais dados

Na duração da relação, enquanto não for requerido a sua alteração ou descarte

Base legal para retenção

Dados cadastrais

Art. 12 e 34 do Código de Defesa do Consumidor

Dados de Identificação Digital

Art. 15 do Marco Civil da Internet

Demais dados

Art. 9º, III da LGPD

Os dados pessoais também serão descartados nos casos em que um dos itens a seguir for aplicável:

 

I. quando o Usuário retirar eventual consentimento e não houver outro

fundamento legal para o tratamento;

II. quando o Usuário se opuser ao tratamento e não houver fundamentos legais

predominantes para o tratamento;

III. quando não houver mais base legal que respalde o tratamento;

IV. quando for necessário para cumprimento de obrigações legais; e

V. quando terminada a finalidade para a qual foi coletado.

 

Ressalta-se que os dados coletados e os registros de atividades serão armazenados em ambiente seguro e controlado, pelo fato de que a segurança e a privacidade são fatores de especial atenção da Santa Clara.

5. COMPARTILHAMENTO DOS DADOS PESSOAIS

Os dados fornecidos pelo Usuário, bem como os coletados automaticamente no site da Santa Clara, poderão ser compartilhados nas seguintes hipóteses:

 

I. Com empresas parceiras, prestadores de serviço e fornecedores para o desenvolvimento de atividades voltadas ao seu atendimento;

II. Com entidades governamentais ou outros terceiros, para a proteção dos interesses da Santa Clara, em qualquer tipo de conflito;

III. Para cumprimento ordem judicial ou pelo requerimento de autoridades administrativas que detenham competência legal para a sua requisição;

IV. Se houver movimentações societárias, como fusões, aquisições ou incorporações.

 

É importante que Você saiba que nos esforçamos ao máximo para que seus dados pessoais não precisem ser compartilhados além da estrita necessidade. Esse é nosso comprometimento com Você.

6. DIREITOS DO TITULAR

Você, como titular de dados pessoais, possui os seguintes direitos:

  • confirmação da existência de tratamento;
  • acesso aos dados;
  • correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários e excessivos, caso aplicável;
  • portabilidade dos dados;
  • eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses previstas na LGPD;
  • informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;
  • informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa e
  • revogação do consentimento, caso aplicável.

Quando aplicável, pode-se também registrar uma reclamação junto à Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) pelos canais de comunicação disponíveis na página https://www.gov.br/anpd/pt-br.

7. GERENCIAMENTO E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Os Dados Pessoais coletados nos processos de uso e registro de nossos sistemas, seja na internet ou nas relações físicas, serão armazenados em ambiente seguro e controlado.

Dessa forma, busca-se evitar que ocorram incidentes sobre as informações e Dados Pessoais coletados, e que possam comprometer a confiabilidade dos ativos de informação que têm sido resguardados pela empresa, incluindo, mas não se limitando a acessos não autorizados, destruição de informações voluntárias ou acidentais, perda, alteração, compartilhamento desautorizado ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito.

8. CANAIS DE ATENDIMENTO

Sinta-se livre para exercer seus direitos sobre o tratamento de seus dados pessoais, contatando-nos para realizar quaisquer  dúvidas, reclamações ou solicitações, por meio dos seguintes canais de atendimento, cujo horário de funcionamento é de Segunda a Sexta-feira das 08:00 as 17:48

Encarregado de Dados: Cristiano Araújo

e-mail: dpo@santaclarasa.com.br

endereço: Rua José Maria de Lacerda, 1895 – Cidade Industrial – Contagem – MG

telefone: 31 3306-7400

9. ALTERAÇÕES DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Santa Clara poderá alterar o teor desta Política a qualquer momento, conforme a finalidade ou necessidade, tal qual para adequação e conformidade legal de disposição de lei ou norma que tenha força jurídica equivalente. Cabe a você verificá-la sempre que efetuar o acesso aos websites ou utilizar nossos serviços. 

Ocorrendo atualizações neste documento e que demandem nova coleta de consentimento, você será notificado por meio dos canais de contatos que você informar.

10. FORO E LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

A presente Política de Privacidade deve ser interpretada conforme a legislação brasileira, em língua portuguesa, sendo eleito o foro da comarca de Contagem/MG, salvo ressalva específica de competência pessoal, territorial ou funcional pela legislação aplicável.